sábado, 8 de dezembro de 2012

Amigas Leitoras - O Hobbit por J.R.R. Tolkien

Boa Noite Pessoal =D
Hoje vem com a nossa coluna ' Amigas Leitoras ', que não é uma coluna semanal, nem quinzenal e nem mensal. Podemos chamá-la de coluna uma vez na vida? kkkkkk'
Brincadeiras a parte gente, estamos aqui com uma presença super especial, da nossa amiga Débora, (o nome mais lindo de todos =D), dona do blog "estranhomundinhoinsano". Nós conhecemos pelo grupo no facebooh de blogueiros que estão participando do Amigo Secreto entre blogs! =D
Ficamos super feliz por ela ter aceitado o nosso convite, e espero que vocês gostem tanto como nós gostamos!! *-*
Apresentando..

Meu nome é Débora, tenho 22 anos, e sou atriz por profissão e nerd por denominação própria. Adoro tudo que tenha aliens, robôs, viagens no tempo, histórias de terror e preto e branco. Do signo de Câncer, por um tantinho assim não sou leonina (nasci no dia 21/07), que é um signo com o qual me identifico bem mais. Totalmente, completamente, absurdamente e insanamente viciada em livros, quadrinhos e filmes antigos. Um fim de semana perfeito sou eu, numa tarde chuvosa, debaixo das cobertas vendo Doctor Who (ou Star Wars) e comendo pipoca doce e chá. Mas não dispenso também uma boa tarde de gordice com os amigos comendo brigadeiro, sorvete ou qualquer outra besteira. Já que vocês já viram que meu assunto é comer, e comer besteira, as únicas coisas que realmente sei fazer na cozinha são estas coisas muito-pouco-saudáveis-porém-que-trazem-alegria-ao-coração!

Top 5: (não está exatamente em ordem!!)


Série Harry Potter: é muito difícil escolher sempre meus livros favoritos, mas em qualquer ranking que eu fizer, as aventuras do bruxinho Harry e seus amigos Ron e Hermione sempre estarão lá. Simplesmente porque é um livro que fez parte da minha vida durante uns 10 anos e que me marcou profundamente.                                                                              

O Hobbit e O Senhor dos Anéis: vejo normalmente pessoas dizendo que não aguentaram a leitura de O Senhor dos Anéis. Eu posso compreender, O Senhor dos Anéis tem realmente uma leitura complexa e por vezes monótona. Mas é completamente impossível ficar imune aos doce momentos de poesia e as pitadas de emoção que Tolkien tempera a história aqui e ali. Sem contar que ele cria todo um universo, com povos com cultura própria, histórias individuais e tudo o mais. Como O Hobbit é uma prequel desta história, tenho que colocar ele junto. Mas ele tem uma diferença muito importante, sua leitura é muito mais fluída e encantadora. Você praticamente se apaixona pelo perspicaz BilboBaggins, e ao fim da história quer viver em uma toca de hobbit no Condado.

Caninos Brancos: quando peguei este livro pra ler, fiquei pensando “um livro 
de cachorro, não costumo ler muitos assim, mas vamos dar uma chance”. Nas primeiras páginas há a descrição da vida selvagem de um lobo (que é metade cão também), desde seus meses junto a mãe, o aprendizado das primeiras caçadas e a vida em matilha. Não se vê humanos aqui. O que pode ser meio chato pra alguns, mas o autor faz estes relatos de maneira totalmente leve, detalhada e ao mesmo tempo simples. Depois há adestração e a civilização deste cão-lobo, primeiro por peles-vermelhas, depois pelo homem branco. A história toda é uma alegoria contada de modo contagiante e nada entediante.  

Meu pé de laranja lima: sei que este livro virou uma novela, mas eu nunca a assisti. Se a novela for tão boa quanto o romance, com certeza eu choraria bicas e bicas. A história retrata a pobreza, a miséria, a simplicidade de uma família e ao mesmo tempo retrata a beleza de uma amizade, a ludicidade, a alegria e a vontade de viver e seguir em frente mesmo em frente a obstáculos. E o final, é um dos mais chorosos que já li.

Adeus, minha adorada: mais um dos livros pelo qual eu não dava nada! Mas Raymond Chandler me conquistou plenamente com seu detive de histórias estilo noir Phillip Marlowe. Devorei o livro em alguns dias, dei para a minha prima, que fez o mesmo. E Marlowe entrou para o hall dos meus detetives favoritos.


Resenha:


Com a proximidade do filme, resolvi republicar minha resenha do livro O Hobbit, de J.R.R. Tolkien.


O Hobbit é leitura muito prazerosa, e muito menos complexa que a Trilogia do Anel, já que ambos os livros foram escritos para os filhos do autor, e segundo o próprio Tolkien, eles eram muito mais maduros na época d'O Senhor dos Anéis. 
A Jornada Inesperada para o pacato BilboBaggins (ou Bolseiro, como na tradução em português, se preferir) começa quando o mago Gandalf bate na porta da sua confortável toca de Hobbit o convidando para uma aventura!! 
Bilbo, vindo de longa linhagem de Bolseiros muito respeitáveis, não era dado a aventuras, preferia sua pequena toca onde as refeições eram fartas e servidas na hora certa. E também prezava demais sua reputação naquela pacata vila de Hobbits. Mas sua parte Tûk, uma família muito mais aventureira que os Bolseiros, gritava lá no fundo... 
Mesmo não obtendo a resposta imediata de Bilbo, Gandalf volta com mais treze de seus companheiros anões, que vão chegando em pares e se acomodando na aconchegante toca. Bombur, Bofur, Fili, Kili, Oin, Gloin, Nori, Dori, Dwalin, Balin, Ori e o majestoso Thorin Escudo de Carvalho. A aventura em que Bilbo é convidado a participar é ser um ladrão! Ir em uma longa missão de resgate do fabuloso e lendário tesouro de Thrain, o Rei sobre a Montanha, que foi surrupiado pelo terrível (e temível) dragão Smaug. Uma grande missão, mesmo para este Hobbit, que guardava seus ímpetos de coragem e vontade de aventuras, lá no seu âmago, juntamente com sua parte Tûk. 
Seja pela ganância que a promessa desta 14° parte do magnífico tesouro tenha lhe despertado, seja pela parte Tûk do Bolseiro com fome de aventuras querendo aflorar, Bilbo aceita esta empreitada sem eira nem beira. Mesmo temendo os perigos da viagem, e os longos períodos sem desjejum, e até mesmo a perder sua tão sua estimada reputação na vila em que morava. 
A evolução e amadurecimento da personagem principal é evidente e comemorável a cada capítulo! Bilbo vai do gordo e acomodado hobbit que só ficava reclamando sobre comida e sono, a um verdadeiro "ladrão" e até muito além do que isto, um herói. Sabendo se utilizar devidamente de sua perspicácia e inteligência natas, ele até mesmo salva os anões em diversas enrascadas nas quais eles se metem. Primeiramente desacreditado por seus companheiros anões, e logo depois respeitado como hobbit de grande coragem e audácia, tanto por anões, quanto por elfos e homens. Bilbo se torna uma lenda! 
É por estas e outras que Bilbo é muito mais querido por mim do que seu sobrinho, Frodo, que passa metade da história amargurado pelo pesado fardo que carrega. 
Sem querer revelar muito da história, é neste livro que conhecemos a origem de Ferroada, a espada que brilha azul com a chegada de orcs, da malha feita do lendário metal mithril, técnica secreta dos anões da montanha. E é claro, o Um-anel. Roubado em um jogo de advinhas com o asqueroso Gollum (ou Smeagol). Talvez o único e verdadeiro roubo que o Bolseiro realmente comete.
O final não foi exatamente o que eu esperava. Smaug, o dragão, apareceu muito menos do que eu queria e teve um fim, digamos, muito fácil para um dragão tão poderoso. Mas me surpreendi como Tolkien conseguiu enfiar uma disputa pelo tesouro, em que elfos e homens cercaram os 13 anões dentro da montanha. Pra logo depois, uni-los em uma batalha inesperada contra orcs, que também desejavam possuir o ouro de Thrain. O final, com certeza, abre espaço para a aventura de Frodo, Sam e a Demanda do Anel que virão na trilogia de fantasia mais famosa de todos os tempos na Inglaterra. 


Mais uma vez, agradecemos muito a sua participação Débora...
E ai gente, o que acharam? Estão ansiosos para ler o livro que ela resenhou??
Pois eu estou muiiito! *-*
Está na lista dos desejados, ainda mais que eu amo Senhor dos Anéis.. =D
Beijos, ate a próxima!! 


8 comentários:

  1. Oi :D

    Nossa ansioso é pouco essa resenha ficou maravilhosa quero muito ler O Hobbit , vou comprar daqui uns 3 dias , realmente Tolkien é um gênio beijos !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( o próximo amigo secreto entre blogs me avisa:D rs. )

    ResponderExcluir
  2. Olá parceira. Você ganhou um selinho do blog 1 Critic

    http://1critic.blogspot.com.br/2012/12/selinho-selo-de-qualidade.html

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei muito do seu blog, da sua coluna e te indiquei em um meme.
    Espero que goste.

    Super legal essa resenha, ficou muito bem detalhada e muito bem escrita.
    Beeijos .

    http://coracaodaliteratura.blogspot.com.br/2012/12/meme-aos-15-melhor-depois-dos-15.html

    ResponderExcluir
  4. Adorei o Top 5 dela, ótimas escolhas. :)
    E eu estou doidinha para ler "O Hobbit". Espero conseguir ler logo.

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://www.estantevertical.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu não concordo com nada de ruim que digam de Tolkien, a leitura é tão complexa quanto a criação de um mundo novo, novas línguas, novas perspectivas... Apenas por ser extremamente descritiva para que compreendamos um mundo novo.

    Mas é fantástico, acima do fantástico! Concordo que o Hobbit é bem mais aventuresco e fantasioso que a trilogia do anel.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. oi, só uma pequena correção, meu blog se chama Mundinho Insano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas foi erro meu não ter colocado o link dele no e-mail

      http://estranhomundinhoinsano.blogspot.com.br/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...