Título: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Páginas: 283
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Nota: 4/5
Sinopse: " Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas."
Então, eu já terminei de ler esse livro há algumas semanas, e quem acompanha o blog sabe que já tem um tempinho que ele saiu ali do cantinho 'Débora está lendo:' Porém digamos que eu estava digerindo esse livro, tentando enfim definir a minha opinião a respeito dele.
E confesso, não posso dizer que foi uma decepção, ate por que a nota que dei pra ele foi 4, mas também não posso dizer que foi tão bom quanto esperava.
Inclusive acho que esse é um problema de livros com o marketing muito forte, você espera demais, e só..
Hazel é uma paciente terminal de câncer, e como o próprio nome diz, ela está morrendo, só não sabe precisamente quando isso vai acontecer. Com a doença ela se afasta da vida que tinha antes, e não quer mais sair com seus antigos amigos, o que deixa sua mãe muito preocupada. Então ela começa a frequentar um grupo de apoio para pacientes com câncer, que sua mãe
Isso com certeza foi uma das coisas que eu mais gostei do livro,
e que considerei o seu ponto mais forte: os personagens não são retratados como dignos de pena, e sim como lutadores e vencedores. E por isso mesmo eles possuem humor negro e fazem de si e de suas respectivas doenças objetos de piada, mas isso só mostra a forma que eles conseguem lidar com isso.
Hazel, como qualquer um que está ou não doente, tem medo da morte. Mas não do que vai acontecer com ela quando ela morrer, e sim, o que vai acontecer com os pais dela quando ela se for. Isso é uma preocupação que me angutiou muito o livro inteiro, e também me emocionou, por que ela não está preocupada com o seu sofrimento enquanto está viva com a doença, e sim com o sofrimento de seus pais quando ela não conseguisse mais lutar por sua vida. E isso é uma coisa que ela faz o livro inteiro, luta por sua vida.
A narrativa é leve e tranquila, demorei menos de quatro dias para ler, e não foi uma leitura exaustiva. Fácil compreensão e dá pra se empolgar com a história facilmente.
Posso dizer também que amei o final, achei surpreendente e inesperado. =)
Bom, vocês que estão lendo essa resenha devem estar pensando por que eu simplesmente não amei esse livro, sendo que eu não coloquei nenhum defeito na história nem na narrativa. Enfim, consigo te explicar isso facilmente. Tirando o final, nada no livro foi surpreendente nem altamente comovente. É claro que é uma história triste, por favor né, são adolescentes com câncer, mas eu não me emocionei nem por um momento nesse livro. Nada me chamou atenção, nada me despertou interesse, nada me despertou dor, nada, nada, nada..
É claro que é um livro especial, mas não é aquilo que eu estava esperando.
Enfim, o que vocês acharam??
Estão me achando uma pessoa má??! HAHA'
Beijos, até a próxima!! *-*
Parabéns pela resenha Débora! Estou ansiosa para ler A Culpa é das Estrelas! Beijo!
ResponderExcluirEu acabei de comprar esse livro e vi muita expectativa nele! muita gente falando bem e algumas pessoas (poucas mesmo) não falando tão bem assim!
ResponderExcluireu espero lê-lo sem criar grandes expectativas para poder tirar as minhas conclusões!
mas pela história em si acho que deve ser uma leitura no mínimo interessante!
Já ouvi falar sobre esse livro e tenho muita vontade de ler, porém deve ser bem triste! A história, pela sinopse, me lembra um amor para recordar.
ResponderExcluirBeijos
http://ourlifesanddreams.blogspot.com.br/
oi,
ResponderExcluirótima resenha.
As vezes todo mundo ama um livro, mas aí quando a gente vai ler, não é tudo isso. Estou mega curiosa para ler, para poder ter uma opinião.
adorei seu blog, curti no facebook
estou te seguindo, segue o meu tambem
http://www.lostgirlygirl.com
bjos
Oi Débora! Gostei muito da resenha, mas essa é a primeira que vejo onde o blogueiro diz que não amou o livro. Mas, cada um tem sua opinião e gostei muito da sua sinceridade.
ResponderExcluirAinda não li o livro, mas estou morrendo de vontade de lê-lo!
Beijos,
Letícia
www.odomdaescrita.blogspot.com
eu quero ler esse livro, e sempre vejo pessoas dizendo que amaram
ResponderExcluirmas acho que é mais pelo lado emocional sabe
ai fico pensando se leio ou nao no final das contas
gostei muito da resenha
Adoooooorei essa resenha! creio que foi uma das melhores que você já escreveu benzitcho! *.* . Até agora eu só ouvi falar super bem desse livro, e nunca vi uma nota inferior a cinco estrelas... o.o iuahsuiahsiudhaiushdi. Mesmo eu estando looouca para tirar as minhas próprias conclusões, eu não sei se vou curtir muito pelo simples fato que não gosto de histórias tristes ): vamos ver no que da né? ahsiudhasiuhdiasd.
ResponderExcluirTem um meme no meu blog pra vocês! espero que possam dar uma olhadinha e respondê-lo assim que possível! :33 http://www.linguadoslivros.blogspot.com.br/2012/10/meme-e-o-fim-do-mundo.html#comment-form
Beeeeeeeeijinhos e que você tenha um ótimo dia! :*
Amei sua resenha, e adorei o livro, confesso que eu me emocionei com o livro e chorei quando terminei de ler , mas eu acho que isso de amar, odiar, se emocionar ou não, tem um pouco haver com o que estamos vivendo no momento da leitura...Não que eu estivesse passando por algo parecido no momento da leitura, mas estava um pouco depressiva, rsrsr.. No mais acho que esse livro nos ensina muito como pensar mais nos outros e em como viver um dia de cada vez...
ResponderExcluirAdorei a resenha, fiz uma hoje desse mesmo livro! Ele é muito emocionante e me fez chorar várias vezes lendo.
ResponderExcluirQueria saber se aceitam parceria com o meu blog, sou leitora há algum tempo, mas só tive coragem de comentar agora, rs.
http://cherryinsane.blogspot.com/