sábado, 17 de novembro de 2012

Resenha - Questões do Coração por Emily Giffin


Título: Questões do Coração
Autor: Emily Giffin
Páginas: 438
Ano: 2011 

Editora: Novo Conceito
Nota: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (5/5)
Sinopse:
"Tessa Russo é mãe de duas crianças e esposa de um renomado cirurgião pediatra. Apesar dos avisos de sua mãe, Tessa recentemente abriu mão de sua carreira pra se focar na família e na busca da felicidade doméstica. Ela parece destinada a viver uma boa vida. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie que tem apenas 6 anos e nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, ela desistiu do amor - e até mesmo das amizades - acreditando que é sempre mais seguro não ter muitas expectativas. Embora as duas mulheres vivam no mesmo subúrbio de Boston, elas tem muito pouco em comum além do amor pelos filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas se encontrarem de um jeito inesperado. Em uma história alternativa e com vários pontos de vista, Emily Giffin nos emociona com um livro luminoso em que boas pessoas são pegas em circustâncias insustentáveis. Cada um sendo testado de maneiras que nunca pensaram ser possível. E cada um deles descobrindo o que realmente importa."


Essa foi a minha primeira experiência com Emily, e posso dizer que foi surpreendente. Achei que esse seria um romance como os outros, mais posso garantir que não foi assim. A leitura foi densa, com uma história emocionante mais ao mesmo tempo muito triste. A autora trouxe com muito cuidado e sabedoria valores relacionados ao casamento, amizade, perdão, confiança, amor, paixão, conflitos familiares, cuidado com os filhos e as fraquezas humanas.

O livro nos conta a história de duas mulheres, Tessa e Valerie, mulheres diferentes entre si, e com vidas mais diferentes ainda. Porém elas possuem uma característica em comum muito forte, elas fazem de tudo por seus filhos e são capazes de amar com muita intensidade.

Tessa é uma mulher maravilhosa, intensa, corajosa e sensível. Ela era noiva de um homem que não amava, e desiste da cerimônia pouco dias antes, quando conhece Nick Russo no metro. Logo depois de desistir de tudo, ela e Nick começam a namorar e se apaixonam, com pouco tempo eles se casam. Eles tem dois filhos, um menino e uma menina.

Depois do nascimento dos seus filhos, Tessa decide abandonar seu emprego para se dedicar em tempo integral a sua família, pois quando estava trabalhando ela estava ficando exausta e estava perdendo os momentos mais importante dos seus filhos.

Valerie, é uma mulher corajosa e muito batalhadora. Quando jovem se apaixona por uma artista desconhecido e engravida. Apos tentar falar com ele varias vezes, e não conseguir, ela decide criar seu filho sozinha. Logo depois de seu bebe nascer, ela se dedica muito aos estudos para se tornar uma advogada de sucesso. Ela rapidamente, adquire uma vida financeira muito boa, e consegue dar uma vida digna para seu filho, Charlie. Ele estuda na melhor escola da cidade, mais mesmo assim Valerie sente que eles são muito descriminados, por ela ser mãe solteira.

Elas não se conhecem, mais como a vida dá muita voltas, Charlie, filho de Valerie, sofre um terrível acidente e se torna paciente de Dr. Russo (marido de Tessa). Assim a vida dessas duas mulheres se cruzam e deixaram marcas incuráveis.

Tessa, apesar de suas qualidades, em vários momentos é fútil, preocupada demais com o que os outros vão pensar, irritante e dedica muita atenção à imagem que poderá construir diante da sociedade e de suas amigas. Lá Valerie, também tem seus defeitos, ela é totalmente insegura, tola e egoísta. Mas ambas amam intensamente sua família, têm questões familiares difíceis para serem resolvidas e precisam amadurecer muitos, em vários aspectos. E esse amadurecimento acontece no decorrer da trama, e é muito interessante a forma sábia como a autora o conduz.

O livro é maravilhoso!! Simples e real. Os fatos se desenrolam facilmente, e podemos sentir a intensidade dos sentimentos das personagens. Os capítulos são narrados, ora por Tessa, ora por Valerie, o que facilita ainda mais a desenvoltura do livro. Os personagens são tão humanos, que em vários momentos amamos eles, e por outro lado, podemos odiar eles profundamente, mediante a algumas atitudes deles.

O que mais gostei nele, é por ele ser tão real, com uma história tão real, que pode acontecer a todo momento, com qualquer pessoa.

Enfim, Questões do coração é um livro que mostra que as pessoas não podem ser reduzidas por rótulos nem por imagens, mostra que elas não são "boas" ou "más", são apenas humanas.

E ai gente, quem já leu e amou??
E quem quer muito ler?? =D
Opinem, e até a próxima!! 
Beijos


5 comentários:

  1. Já li já fiz resenha e adorei completamente , também dei 5 estrelinhas e está na lista dos favoritos :D Beijos adorei a resenha !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D , aproveita e vot ano post obrigado ! ) :D

    ResponderExcluir
  2. Olá estou passando aqui para falar da promoção que está rolando no meu blog, caso queira conhecer a promoção acesse este link: http://qeseja.blogspot.com.br/2012/11/concurso-muitolovers.html

    Obg pela atenção!

    ResponderExcluir
  3. eu nao conhecia esse livro, gostei bastante da resenha :)

    ResponderExcluir
  4. Também foi minha primeira experiência com Emily, e não foi tão bom assim.
    Li semana passada e eu AMEI a escrita dela, a questão de serem tão reais as personagens. E acho que exatamente essa realidade me incomodou tanto durante a leitura. Tive que parar, respirar, gritar, como louca.

    Eu estava com muita raiva da própria história, queria gritar para eles não fazerem daquele modo.

    Enfim! É muito triste quando isso acontece, a história me afetou emocionalmente de um modo negativo, com certeza é difícil avaliar assim.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...