Autor: David Nicholls
Páginas: 411
Ano: 2011
Editora: Intrínseca
Nota: 5/5
Sinopse:
' Você pode passar a vida inteira sem perceber que aquilo que procura está bem na sua frente. '
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
" A melhor história de amor atemporal para aqueles que sempre desejaram alguém que nunca tiveram "
Adele Parks
Acho ate difícil começar essa resenha, pois sei que não conseguirei descrever o que realmente esse livro significou pra mim. Sem palavras é pouco, e olha que eu já conhecia a história.
No começo do ano assisti o filme, e posso dizer pra vocês que chorei horrores.. HAHA'. De verdade, achei uma história emocionante, e me empolguei muito quando descobri que tinha o livro, ai fiquei louca né, por que eu tinha que ler antes de qualquer coisa. Porém quando comprei deixei ele encostado lá na estante por uns bons meses, até que finalmente eu li..
E posso dizer pra vocês, QUE COISA MAIS LINDA! *-*
Tudo começa no dia 15 de Julho de 1988, quando Emma e Dexter se conhecem na festa de formatura deles. Bêbados, ele vai para a casa de Emma e lá eles passam a noite juntos, literalmente, pois eles conversam e fazem planos para o futuro a noite toda. No dia seguinte, eles passam um dia maravilhoso e inesquecível juntos, e desde então os seus destinos estão ligados para sempre.
Eles tem planos diferentes para o futuro: Emma quer ser escritora e mudar o mundo, e Dexter quer viajar pelo mundo, ser rico e famoso. Então ele viaja, e a comunicação dos dois se dá por meio de cartas que Em escreve, porque Dex mandava apenas cartões postais com frases superficiais. E assim eles constroem uma amizade.
Dexter é um tremendo e verdadeiro babaca. Um menino rebelde, que sempre teve tudo que quis, e se tornou um folgado. Você praticamente tem vontade de arrebentar a cara dele o livro inteiro. Já Emma é uma mulher sonhadora e determinada, que acaba sendo vitima da falta de oportunidades.
''Você é linda, sua velha rabugenta,
e se eu pudesse te dar um presente
para o resto da vida seria este.
Confiança. Seria o presente da Confiança.
Ou isso ou uma vela perfumada.''
Dexter
Ao longo de 20 anos (sempre nos dia 15 de julho de cada ano) cada um vai construindo a sua vida aos trancos e barrancos, e assim eles vão se distanciando e se perdendo nos próprios sonhos e medos da juventude.
“Dexter, eu te amo muito. Muito, muito, e provavelmente sempre amarei. – Os lábios dela encostaram no rosto dele – Só que eu não gosto mais de você. Sinto muito.”
Simplesmente um livro imperdível, muito bem escrito e consegue prender a sua curiosidade todo o tempo. Os personagens tem uma personalidade muito bem desenvolvida pelo autor, e com isso eles se tornam muito reais ao leitor.
Amei a forma como os capítulos são desenvolvidos e como a história foi dividida, aguçando cada vez mais a nossa vontade de continuar lendo sem parar. Se falar na capa né? Que linda!! Eu sempre me pegava admirando e querendo uma foto igual essa.. =D
Assim 'Um dia' se tornou um dos melhores livros que eu já li.
Como eu mencionei no começo da resenha, esse livro já tem a sua adaptação cinematográfica, que eu SUPER RECOMENDO a todos vocês. Vale muito a pena assistir.
Boa leitura, e um ótimo filme!!!
Beijos, até a próxima..
Débora ;*
Sim!!!! Essa história é perfeita! Adorável.
ResponderExcluirEu senti tudo que você sentiu em ambos os casos e é uma sensação que eu spero repetir muitas vezes.
liliescreve.blogspot.com
Com certeza Lili, é ate me arrisco dizer, que foi um dos melhores romances que eu já li!!
Excluir=D
Beijos flor!!
Concordo com você, o livro é ótimo! Terminei de lê-lo em um dia. Mas quanto ao filme, acho que é mais um complemento para quem já leu o livro do que um filme pra te deixar com o coração apertado (pelo menos no meu caso foi assim, rs). Os atores estavam ótimos, mas o filme foi muito corrido, não me passou tanta emoção.
ResponderExcluirGostei da resenha!
Mayara,
http://smellslikeoldbooks.blogspot.com/
Oi Mayara, concordo com você no quesito de que o filme foi mais um complemento ao livro, do que por si só apenas um filme, se é que você me entende. O meu coração ficou apertado nas duas vezes que vi o filme, antes de ler o livro, e depois de ler o livro. Em ambas as vezes me emocionei...
ExcluirAlias, esse filme foi um dos poucos que vi, que foi o mais fiel a obra literária.
Obrigada pela visita flor!
beijos!! *-*
Adorei seu blog, parabéns!!
ResponderExcluirO livro é demais, confesso que no inicio não gostei muito, mas me surpreendi, e o filme é demais tbm
http://nicoleantonello.blogspot.com.br/